Dia 28 de maio é o Dia Internacional do Hambúrguer. Pensando nisto, o nosso sommelier, Eduardo Araújo, fez uma matéria bem bacana mostrando que dá sim para harmonizar um vinho com o sanduíche mais famoso do mundo.
Aproveitem as duas dicas: de comer um belo hambúrguer (gourmet, de preferência – feito em casa ou fora mas com ingredientes naturais, frescos e saborosos! Nada de fast trash food gente…) e o vinho de hoje.
Enjoy it!

20130515_221040
Prato do Eduardo no Gourmet Burger Market, de Floripa, que aliás quero muito conhecer! Hmmmm, deu água na boca essas batatinhas e o pão bem caseiro, né?!

Harmonizar vinhos e comida é um exercício fantástico, principalmente porque envolve testar, provar e degustar essas delícias, que mesmo quando a harmonização não funciona, nos trazem boas sensações. Uma das coisas que gosto de fazer é trazer o vinho para a simplicidade do dia a dia, sem precisar jantar num restaurante três estrelas com um menu degustação chique para se poder degustar um vinho gostoso, mas também com um simples jantar caseiro da semana ou até mesmo o clássico hambúrguer. Por que não?
Aproveitando o Dia Internacional do Hambúrguer e a presença de uma nova opção de hamburgueria Gourmet na cidade, resolvi testar e mostra à vocês o resultado.
Confesso que já havia feito isso outras vezes, são duas coisas que gosto muito e que podem casar muito bem.
A variação que podemos encontrar na preparação de um hambúrguer é praticamente infinita, são centenas de ingredientes, tipos de carne e molhos que podem ser utilizados de acordo com o gosto e a imaginação de cada um. Com o vinho não é diferente, infinitas combinações de uvas, estilos e regiões abrem o leque para que se possa escolher o vinho certo para o momento.
Um hambúrguer simples, ou o tradicional “pão, carne e queijo” vai bem com um vinho tinto simples, leve, como um jovem Merlot ou um leve Pinot Noir. O meu escolhido foi um Burger mais complexo e com sabores marcantes. Ele leva:
Hamburger de Maminha e Gorgonzola
Queijo Ementhal
Crispy de Bacon
Abacate
Tomate Caqui
Cebola Assada
Alface Americana e Maionese Especial
Molho Honey Mustard separado

Para combinar o sabor tostado e a textura do hamburger feito artesanalmente e o marcante paladar do gorgonzola, precisamos de um vinho igualmente aromático e saboroso. Escolhi um Malbec Alfredo Roca com aromas de cravo, defumado e frutas negras, de paladar macio e boa acidez. A combinação me deixou com água na boca e me deu vontade de testar outras variações. A uva Shiraz é minha próxima opção, seu estilo picante e carnudo com certeza irá fazer bonito com um saboroso hambúrger.

Eduardo Araújo
Sommelier
eduardo@santaadega.com.br